A diretoria de inteligência de defesa da Ucrânia (GUR) anunciou que infectou milhares de servidores pertencentes ao serviço de impostos do estado russo com malware, resultando na destruição de bancos de dados e backups.
Durante a operação, os espiões militares ucranianos afirmaram ter invadido um dos “principais servidores centrais bem protegidos” do serviço federal de impostos da Rússia (FNS), além de mais de 2.300 servidores regionais em toda a Rússia e na Crimeia ocupada.
O ataque também afetou uma empresa de tecnologia russa que opera o banco de dados do FNS. De acordo com a declaração publicada pela GUR na terça-feira, o ataque levou à “destruição completa” da infraestrutura da agência.
A GUR alegou ter destruído arquivos de configuração “que por anos garantiram o funcionamento do sistema tributário da Rússia”. A conexão de internet entre o escritório central do FNS em Moscou e milhares de seus escritórios regionais também está “paralisada”, segundo a GUR.
Esta é a segunda operação em uma agência estatal russa pela qual a GUR assumiu responsabilidade. Em novembro, a agência reconheceu que estava por trás de “uma operação cibernética bem-sucedida” contra a agência de aviação civil do governo russo, também conhecida como Rosaviatsia.
Até recentemente, apenas grupos de hackers pró-Ucrânia e hacktivistas reivindicaram publicamente tais ataques, incluindo aqueles direcionados a companhias aéreas, bancos e provedores de internet russos.