O governo ucraniano alertou na segunda-feira sobre “ataques cibernéticos maciços” da Rússia visando instalações de infraestrutura crítica localizadas no país e em seus aliados.
Os ataques teriam como alvo o setor de energia, disse a Diretoria Principal de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia (GUR). “Pelos ataques cibernéticos, o inimigo tentará aumentar o efeito dos ataques de mísseis nas instalações de fornecimento de eletricidade, principalmente nas regiões leste e sul da Ucrânia”, disse à agência em um breve comunicado.
O GUR também alertou para a intensificação dos ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS) direcionados à infraestrutura crítica dos aliados mais próximos da Ucrânia, principalmente a Polônia e os estados bálticos da Estônia, Letônia e Lituânia.
Não está imediatamente claro o que levou a agência de inteligência a emitir o aviso, mas a Ucrânia tem sido alvo de ataques cibernéticos disruptivos e destrutivos desde o início da guerra russo-ucraniana no início de fevereiro deste ano.
A Microsoft, em junho, também notificou o aumento dos ataques cibernéticos russos, afirmando que os agentes de ameaças não estavam apenas perseguindo sistemas governamentais, mas também priorizando outros setores como parte de seus esforços de espionagem, incluindo think tanks, empresas de TI e empresas de energia.