O Tribunal Regional da 3.ª Região (TRF-3), sediado em São Paulo e com jurisdição também em Mato Grosso do Sul, foi alvo de um ataque hacker nesta quarta-feira, 30.
O portal e os sistemas internos da Corte estão fora do ar e não há previsão para restabelecimento dos serviços. De acordo com as primeiras informações divulgadas pela Corte, os dados armazenados não foram comprometidos na invasão.
O tribunal ainda não confirmou, no entanto, se as informações foram acessadas pelos invasores. Também não respondeu se a Polícia Federal foi acionada. A desembargadora Marisa Santos, presidente da Corte, editou uma portaria para suspender o atendimento ao público e os prazos processuais até quinta-feira, 31.
Ela também autorizou o trabalho remoto dos servidores designados para comparecer presencialmente ao tribunal. A previsão é que os sistemas sejam restaurados ‘progressivamente’.
Até o momento, a Secretaria de Tecnologia da Informação do TRF-3 identificou o tipo de ataque sofrido e a estratégia tanto para a apuração do caso quanto para a recuperação da infraestrutura de tecnologia da Corte.