A Sabesp confirmou hoje, 22/10, que foi vítima de um ataque cibernético. Até o momento, a investigação forense em andamento não identificou o comprometimento de dados pessoais dos usuários.
Segundo a empresa, as operações de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto seguem funcionando normalmente, sem impactos devido ao incidente. A companhia informou que está trabalhando para restabelecer completamente a integridade de seu sistema digital. O atendimento telefônico permanece disponível para os clientes, apesar da instabilidade.
A Sabesp também reforçou que está empregando todos os esforços necessários para normalizar os serviços. Nos últimos três meses, além da Sabesp, mais de 25 empresas brasileiras foram alvos de ataques cibernéticos. Essas empresas tiveram seus nomes divulgados em fóruns na dark web, onde informações sobre os ataques foram compartilhadas, destacando a gravidade e a frequência crescente desses incidentes no país.
Agora, a Sabesp se une a uma lista crescente de corporações que, como a Totvs, enfrentaram problemas semelhantes. A escalada dos ataques cibernéticos exige que as empresas no Brasil enxerguem a cibersegurança não mais como um diferencial, mas como um pilar essencial para a continuidade dos negócios e a preservação de suas reputações.