A Coreia do Sul suspendeu os downloads do chatbot de inteligência artificial chinês DeepSeek devido a violações de privacidade. A Comissão de Proteção de Informação Pessoal (PIPC) anunciou que a suspensão começou em 15 de fevereiro de 2025, às 18h, horário local, e permanecerá em vigor até que a empresa adeque suas práticas às leis de proteção de dados do país. No entanto, o serviço web do DeepSeek continua acessível.
A decisão veio após uma análise da PIPC, que identificou falhas nas funções de comunicação e nas políticas de processamento de dados com terceiros. O DeepSeek reconheceu que não considerou devidamente as leis locais de privacidade antes do lançamento e nomeou recentemente um representante no país para tratar dessas questões. Até que as adequações sejam feitas, o governo sul-coreano alerta os usuários a evitar inserir informações pessoais na plataforma. A PIPC também pretende reforçar diretrizes para impedir problemas semelhantes no futuro.
A medida ocorre logo após o Serviço Nacional de Inteligência (NIS) da Coreia do Sul acusar o DeepSeek de coletar dados pessoais de forma excessiva e utilizá-los no treinamento de sua IA. Além disso, vulnerabilidades nos aplicativos para Android e iOS foram descobertas, permitindo o envio de dados sem criptografia para os servidores da empresa. A China, por sua vez, afirma que permite a operação de empresas estrangeiras desde que cumpram as leis locais e nega exigir a coleta ou armazenamento de dados de forma ilegal.