A Toyota está se recuperando de um ataque cibernético que afetou sua divisão de serviços financeiros na Europa e na África. A empresa começou a restabelecer alguns serviços após detectar o incidente. Um porta-voz da Toyota encaminhou a Recorded Future News para uma declaração publicada pela empresa sobre o incidente, que ocorreu após reivindicações feitas pelo notório grupo de ransomware Medusa.
“A Toyota Financial Services Europe & Africa identificou recentemente atividades não autorizadas em sistemas de um número limitado de suas localidades. Desconectamos certos sistemas para investigar essa atividade e reduzir o risco, e também começamos a trabalhar com as autoridades policiais. Na maioria dos países, já começamos a restabelecer nossos sistemas”, afirmou a empresa.
A Toyota está trabalhando arduamente para restabelecer os sistemas o mais rápido possível e lamenta qualquer inconveniente causado a clientes e parceiros de negócios. Até o momento, o incidente está limitado à Toyota Financial Services Europe & Africa.
Nos últimos três anos, a montadora lidou com vários incidentes de cibersegurança, incluindo um incidente abrangente anunciado em maio, onde informações sobre mais de 2 milhões de veículos no Japão foram expostas por mais de uma década.
A declaração da empresa veio horas depois do grupo Medusa ransomware reivindicar ter roubado dados da Toyota Financial Services. O grupo deu à empresa 10 dias para pagar um resgate de 8 milhões de dólares.