A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro sofreu um ataque hacker na madrugada de segunda-feira (15). A Empresa Municipal de Informática e Planejamento (IplanRio) retirou do ar os serviços digitais, para preservar os dados.
O site da Prefeitura e das secretarias municipais não estavam funcionando, bem como a emissão de notas fiscais, o Portal Carioca Digital e sistemas de atendimento ao público e internos.
“A prefeitura pede a compreensão de todos e ressalta que os servidores da Iplan trabalham para que o sistema volte à sua normalidade o mais rápido possível”, ressaltou o Executivo municipal, em nota divulgada nesta quarta-feira, 17.
“O ataque hacker ao Datacenter municipal, sofrido na madrugada de segunda-feira, já foi registrado na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) para que o responsável possa ser identificado e punido”, completou.
Apesar dos avanços, a prefeitura carioca optou por manter os serviços offline (desligados) até que o ambiente digital esteja seguro em sua totalidade. Ainda não há previsão para o retorno do portal da prefeitura e das páginas de serviços aos cidadãos (Carioca Digital).