O Ministério da Saúde informou ter identificado uma tentativa de “acesso indevido” em algumas de suas plataformas e que, “para resguardar as informações” suspendeu alguns acessos e deu início a uma “manutenção corretiva” nas plataformas ConecteSUS, e-SUS Notifica e SI-PNI.
Inicialmente, a previsão de retorno era até às 16h de ontem (17), mas uma nova mensagem adiou a estimativa de restabelecimento para hoje quarta-feira dia 18.
O ConecteSUS é conhecido por gerar o certificado de vacina contra COVID-19, o e-SUS Notifica permite reportar casos leves da doença, e o SI-PNI armazena dados sobre doses e estoques de vacinas.
A “tentativa de acesso indevido” foi identificada pelo Departamento de Informática do SUS (Datasus). De acordo com o comunicado do Ministério da Saúde, os dados dos sistemas não foram comprometidos, e a suspensão temporária é para “manutenção corretiva” — com o objetivo de resguardar tais informações.
Ainda assim, a entidade está conduzido uma análise para apurar mais detalhes sobre o ocorrido. Em dezembro de 2021, o ConecteSUS e mais sistemas da Saúde foram vítimas de outro ataque hacker. A plataforma que emite comprovantes de vacinação de COVID-19 demorou 13 dias para voltar a funcionar.