Omega, uma nova operação de ransomware, foi observada visando organizações em todo o mundo. Os operadores de ransomware estão lançando ataques de dupla extorsão e exigindo milhões de dólares como resgate.
A operação de ransomware 0mega foi lançada em maio e já fez várias vítimas. A 0mega mantém um site dedicado de vazamento de dados que os invasores usam para postar dados roubados se o resgate exigido não for pago.
O site de vazamento atualmente hospeda 152 GB de dados roubados de uma empresa de conserto de eletrônicos em um ataque que aconteceu em maio.
Como nenhuma amostra de ransomware da operação 0mega foi encontrada, os pesquisadores não têm certeza de como ele criptografa os arquivos.
No entanto, os pesquisadores conseguiram fornecer detalhes adicionais sobre seus ataques com base em seu site de vazamento de dados.
0mega é um novo ransomware no cenário de ameaças e espera-se que mais ataques sejam vistos no futuro.
Assim, sugere-se que as organizações sempre protejam seus dados confidenciais com criptografia. Além disso, assine um serviço de inteligência de ameaças para se manter atualizado sobre ameaças emergentes.