Novo Malware em Rust Usa PowerShell para Roubo de Dados

Um novo malware baseado em Rust, chamado Fickle Stealer, foi observado sendo distribuído por meio de várias cadeias de ataque com o objetivo de coletar informações sensíveis de sistemas comprometidos. Os laboratórios Fortinet identificaram quatro métodos de distribuição: VBA dropper, VBA downloader, link downloader e executable downloader. Alguns desses métodos utilizam um script PowerShell para contornar o Controle de Conta de Usuário (UAC) e executar o Fickle Stealer.

O script PowerShell é projetado para enviar periodicamente informações sobre a vítima, incluindo país, cidade, endereço IP, versão do sistema operacional, nome do computador e nome de usuário para um bot do Telegram controlado pelo atacante. A carga do malware, protegida por um empacotador, realiza uma série de verificações anti-análise para determinar se está sendo executado em um ambiente de sandbox ou máquina virtual, e depois se comunica com um servidor remoto para exfiltrar dados em forma de strings JSON. Fickle Stealer coleta informações de carteiras de criptomoedas, navegadores baseados em Chromium e Gecko (Google Chrome, Microsoft Edge, Brave, Vivaldi e Mozilla Firefox), e aplicativos como AnyDesk, Discord, FileZilla, Signal, Skype, Steam e Telegram.

Simultaneamente, a Symantec revelou detalhes sobre um malware open-source chamado AZStealer, que também rouba uma variedade de informações e está disponível no GitHub. Este malware é anunciado como o “melhor stealer de Discord não detectado”.

Leia mais na mesma categoria:

CibercriminososNotíciasVulnerabilidades