Nova versão do Malware Hijack Loader refina técnicas para evitar detecção

Uma versão mais recente de um carregador de malware chamado Hijack Loader foi observada incorporando um conjunto atualizado de técnicas anti-análise para passar despercebido. “Essas melhorias visam aumentar a furtividade do malware, permanecendo indetectável por períodos mais longos de tempo”, disse o pesquisador Muhammed Irfan, em um relatório técnico.

O Hijack Loader agora inclui módulos para adicionar uma exclusão para o Antivírus Windows Defender, ignorar o Controle de Conta de Usuário (UAC), evitar o hooking de API inline, que é frequentemente usado por software de segurança para detecção, e empregar o processo de esvaziamento. O Hijack Loader, também chamado de IDAT Loader, é um carregador de malware que foi documentado pela primeira vez pela empresa de cibersegurança em setembro de 2023. Nos meses seguintes, a ferramenta tem sido usada como um conduto para entregar várias famílias de malware.

Isso inclui Amadey, Lumma Stealer, Meta Stealer, Racoon Stealer V2, Remcos RAT e Rhadamanthys. O que torna a versão mais recente notável é o fato de que ela descriptografa e analisa uma imagem PNG para carregar a próxima carga útil em estágio avançado, uma técnica que foi detalhada pela primeira vez pela Morphisec em conexão com uma campanha direcionada a entidades ucranianas com base na Finlândia. O carregador, vem equipado com um primeiro estágio, que é responsável por extrair e lançar o segundo estágio a partir de uma imagem PNG que está incorporada nele ou baixada separadamente com base na configuração do malware.

Leia mais na mesma categoria:

CibercriminososNotíciasVulnerabilidades