Nova variante do Ransomware Yashma visa vários Países

Um agente de ameaça desconhecido está usando uma variante do ransomware Yashma para atingir várias entidades na Bulgária, China e Vietnã, pelo menos desde 4 de junho de 2023.

Cisco Talos, em um novo texto, atribuiu a operação com confiança moderada a um adversário de provável origem vietnamita. Yashma, descrito pela primeira vez pela equipe de pesquisa e inteligência da BlackBerry em maio de 2022, é uma versão renomeada de outra cepa de ransomware chamada Chaos.

Um mês antes de seu surgimento, o construtor de ransomware Chaos vazou na natureza. Um aspecto notável da nota de resgate é sua semelhança com o conhecido ransomware WannaCry, possivelmente feito em uma tentativa de obscurecer a identidade do ator da ameaça e confundir os esforços de atribuição.

Embora a nota mencione um endereço de carteira para o qual o pagamento deve ser feito, ela não especifica o valor.

A revelação ocorre no momento em que a empresa de segurança cibernética disse que vazamentos de código-fonte e construtores de ransomware estão levando à aceleração de novas variantes de ransomware, resultando em mais ataques.

Os construtores de ransomware geralmente têm uma interface de usuário que permite aos usuários escolher os recursos subjacentes e personalizar as configurações para construir um novo executável binário de ransomware sem expor o código-fonte ou precisar de um compilador instalado.

Leia mais na mesma categoria:

CibercriminososNotíciasVulnerabilidades