Nova variante do Mirai visa vulnerabilidades em dispositivos IoT

Uma nova variante do botnet Mirai apelidada de V3G4 foi identificada por pesquisadores. O malware explora 13 vulnerabilidades em vários servidores e dispositivos IoT e usa ataques de força bruta para se propagar ainda mais pela rede.

Uma vez comprometidos, os cibercriminosos aproveitam os dispositivos como parte de sua rede botnet e os usam para lançar ataques DDoS ou realizar outras atividades maliciosas.

Os invasores podem se propagar pela rede para atingir mais dispositivos. Para isso, eles usam ataques de força bruta ou visam outras vulnerabilidades para espalhar ainda mais a infecção.

Após a exploração bem-sucedida, o malware executa os utilitários wget e curl para baixar e executar os utilitarios do bot Mirai.

Para proteger os dispositivos IoT contra o V3G4 e outros malwares botnet, os especialistas recomendam seguir as melhores práticas, como manter o software e o firmware atualizados, usar senhas fortes e desabilitar serviços e protocolos que não estão em uso. Além disso, a segmentação de rede pode ajudar a conter o malware, evitando o impacto generalizado da infecção.

Leia mais na mesma categoria:

CibercriminososNotícias