Nova falha em laptops Acer pode permitir que invasores desabilitem o Secure Boot Protection

Rastreada como CVE-2022-4020, a vulnerabilidade de alta gravidade afeta cinco modelos diferentes que consistem em Aspire A315-22, A115-21 e A315-22G e extensa EX215-21 e EX215-21G.

O fabricante do PC descreveu a vulnerabilidade como um problema que “pode permitir alterações nas configurações de inicialização segura, criando variáveis NVRAM”.

O crédito pela descoberta da falha é do pesquisador da ESET, Martin Smolár, que já divulgou bugs semelhantes em computadores Lenovo.

Desativar o Secure Boot, um mecanismo de integridade que garante que apenas software confiável seja carregado durante a inicialização do sistema, permite que um agente mal-intencionado adultere os carregadores de inicialização, levando a consequências graves. Isso inclui conceder ao invasor controle total sobre o processo de carregamento do sistema operacional, bem como “desativar ou ignorar as proteções para implantar silenciosamente suas próprias cargas úteis com os privilégios do sistema”.

Espera-se que a atualização do BIOS seja lançada como parte de uma atualização crítica do Windows. Como alternativa, os usuários podem baixar as correções do portal de suporte da Acer.

Leia mais na mesma categoria:

NotíciasVulnerabilidades