A Microsoft anunciou a introdução do comando “sudo” para o Windows 11, como parte de uma versão de prévia antecipada, com o objetivo de auxiliar os usuários a executar comandos com privilégios de administrador. “Sudo para Windows é uma nova maneira de os usuários executarem comandos elevados diretamente de uma sessão de console não elevada”, explicou Jordi Adoumie, Gerente de Produto da Microsoft.
“É uma solução ergonômica e familiar para usuários que desejam elevar um comando sem ter que abrir primeiro um novo console elevado.” O comando sudo, permite aos usuários executar programas com os privilégios de segurança de outro usuário, geralmente um usuário com permissões elevadas (por exemplo, administrador).
A funcionalidade está disponível para as compilações do Windows 11 26045 e posteriores. Pode ser ativada acessando Configurações > Sistema > Para Desenvolvedores e configurando “Habilitar sudo” para Ativado.
O sudo para Windows oferece três opções: executar aplicativos em uma nova janela de console elevada, executar o processo elevado na janela atual, mas com o fluxo de entrada (stdin) fechado, e no modo inline.
A Microsoft também anunciou que está em processo de tornar o projeto de código aberto no GitHub, incentivando outros usuários a contribuir para a iniciativa, além de relatar problemas e solicitar novos recursos.