Microsoft alerta sobre novos ataques de Ransomware CACTUS

A Microsoft emitiu um alerta sobre uma nova onda de ataques do ransomware CACTUS, que utiliza iscas de malvertising para implantar o DanaBot como vetor de acesso inicial.

Essas infecções pelo DanaBot levaram a atividades diretas de operadores de ransomware, culminando na implantação do ransomware CACTUS. “A campanha atual do DanaBot, observada pela primeira vez em novembro, parece estar usando uma versão privada do malware de roubo de informações, em vez da oferta de malware como serviço”, observou a Microsoft.

As credenciais coletadas pelo malware são transmitidas para um servidor controlado pelo ator, seguido de movimento lateral via tentativas de login RDP e, finalmente, passando o acesso para o Storm-0216. A divulgação ocorre dias após a descoberta do conjunto de ataques de ransomware CACTUS que estão explorando ativamente vulnerabilidades críticas em uma plataforma de análise de dados chamada Qlik Sense para ganhar acesso a redes corporativas.

Estes ataques recentes destacam a natureza em constante evolução das ameaças de ransomware e a necessidade de vigilância contínua e medidas de segurança robustas para proteger contra tais ataques.

Leia mais na mesma categoria:

CibercriminososNotíciasVulnerabilidades