A Microsoft anunciou mudanças críticas na forma como instaladores e arquivos do .NET são distribuídos, exigindo que desenvolvedores atualizem suas infraestruturas de produção e DevOps antes de 7 de janeiro de 2025 para evitar possíveis interrupções de serviço. O anúncio ocorre devido à desativação da plataforma Edgio, que atualmente hospeda certos domínios CDN utilizados para distribuição de arquivos e binários do .NET, como dotnetcli.azureedge.net e dotnetbuilds.azureedge.net. A Edgio foi adquirida pela Akamai após sua declaração de falência, e a plataforma será desativada em 15 de janeiro de 2025.
Os serviços associados a esses domínios serão migrados para a plataforma Azure Front Door. A Microsoft informou que tentará realizar a migração automaticamente antes do prazo, mas usuários que utilizam endpoints com domínios *.vo.msecnd.net ou planejam migrar para outro provedor de CDN precisam realizar ajustes manuais. Para isso, é necessário configurar a flag DoNotForceMigrateEdgioCDNProfiles antes de 7 de janeiro para evitar que a migração para o Azure Front Door seja feita automaticamente.
Além do risco de interrupção, a Microsoft destacou que a dependência de domínios antigos como *.azureedge[.]net representa um perigo de segurança. Isso ocorre porque um agente mal-intencionado poderia assumir o controle desses domínios para distribuir malware ou comprometer a cadeia de fornecimento de software. Para mitigar esse risco, a Microsoft assumiu o controle dos domínios antigos, mas informou que eles não serão usados para resolver os novos servidores. A empresa recomendou fortemente a adoção de domínios personalizados ou o uso dos novos endereços atualizados.