A Meta anunciou oficialmente a implementação do suporte para criptografia de ponta a ponta (E2EE) no Messenger para chamadas pessoais e mensagens individuais por padrão, marcando um marco significativo na segurança e privacidade dos usuários.
Loredana Crisan, vice-presidente do Messenger na Meta, descreveu a atualização como mais do que uma simples mudança de segurança, destacando que o aplicativo foi reconstruído do zero, em estreita consulta com especialistas em privacidade e segurança.
Mark Zuckerberg, CEO da Meta, que em 2019 anunciou uma “visão focada em privacidade para as redes sociais”, afirmou que a atualização é o resultado de anos de trabalho para redesenhar a plataforma.
Vale ressaltar que a E2EE para mensagens em grupo no Messenger ainda está em fase de teste. As conversas criptografadas foram introduzidas pela primeira vez no Messenger como um recurso opcional chamado “conversas secretas” em 2016.
O Instagram da Meta também oferece suporte para E2EE em mensagens e chamadas, mas apenas em algumas áreas e não ativado por padrão.
Crisan enfatizou que a camada extra de segurança fornecida pela E2EE garante que o conteúdo das mensagens e chamadas com amigos e familiares esteja protegido desde o momento em que saem do dispositivo do usuário até chegarem ao dispositivo do destinatário.
O anúncio mais recente de criptografia da Meta provavelmente reacenderá o debate contínuo sobre privacidade e a capacidade das autoridades policiais de conduzir investigações e ajudar a obter evidências de atividades criminosas. Uma campanha de setembro de 2023 do governo do Reino Unido alegou que os planos da Meta de criptografar suas plataformas permitiriam que abusadores de crianças “se escondessem no escuro”.