Dados sensíveis de pacientes podem ter sido acessados após uma violação da plataforma Janssen CarePath, uma subsidiária da gigante farmacêutica Johnson & Johnson.
A empresa de tecnologia IBM, prestadora de serviços para a Johnson & Johnson Health Care Systems, notificou os clientes do incidente em uma declaração em 6 de setembro de 2023.
A IBM explicou que foi alertada sobre um “problema técnico” pelo qual se podia obter acesso não autorizado ao banco de dados de terceiros que suporta a Janssen.
Após investigação, descobriu-se que houve acesso não autorizado a informações pessoais no banco de dados em 2 de agosto.
Isso pode ter incluído nomes de clientes, informações de contato, data de nascimento, bem como dados médicos sensíveis, como detalhes de seguro de saúde e informações sobre medicamentos e condições associadas fornecidas ao aplicativo Janssen CarePath.
No entanto, números de segurança social e informações de contas financeiras não estavam contidos no banco de dados ou afetados.
Embora a IBM não tenha conseguido confirmar a extensão do acesso aos dados dos pacientes, aconselhou os usuários do Janssen CarePath a revisar regularmente os extratos de contas e explicações dos benefícios de seus seguradores de saúde ou provedores de cuidados em relação a qualquer atividade não autorizada e a relatar prontamente qualquer atividade suspeita.