Hacker Russo condenado por desenvolvimento do Malware TrickBot

Vladimir Dunaev, um cidadão russo de 40 anos, foi considerado culpado por seu envolvimento no desenvolvimento e implantação do malware TrickBot, conforme anunciado pelo Departamento de Justiça dos EUA (DoJ). Dunaev foi preso na Coreia do Sul em setembro de 2021 e extraditado para os EUA um mês depois.

“Dunaev desenvolveu modificações de navegador e ferramentas maliciosas que auxiliavam na coleta de credenciais e mineração de dados de computadores infectados, facilitando e aprimorando o acesso remoto usado pelos atores do TrickBot, e criou um código de programa para impedir que o malware TrickBot fosse detectado por softwares de segurança legítimos”, disse o DoJ.

Durante a participação de Dunaev no esquema, 10 vítimas no Distrito Norte de Ohio, incluindo escolas em Avon e uma empresa imobiliária em North Canton, foram defraudadas em mais de $3,4 milhões por meio de ransomware implantado pelo TrickBot.

Dunaev, que se declarou culpado de cometer fraude de computador e roubo de identidade, bem como conspiração para cometer fraude bancária e fraude eletrônica, enfrenta uma pena máxima de 35 anos de prisão. Sua sentença está marcada para 20 de março de 2024. Dunaev é o segundo desenvolvedor de malware da gangue TrickBot a ser preso, seguindo Alla Witte, uma cidadã letã que foi condenada a dois anos e oito meses de prisão em junho de 2023.

Leia mais na mesma categoria:

CibercriminososGuerra CibernéticaNotícias