Grupo Anonymous continua bombardeando a Rússia com ataques cibernéticos

O grupo hacktivista Anonymous vem bombardeando a Rússia com ataques cibernéticos desde que declarou “guerra cibernética” ao presidente Vladimir Putin em retaliação à invasão da Ucrânia.

Vários hackers do grupo falaram à BBC sobre seus motivos, táticas e planos. De todos os ataques cibernéticos realizados desde o início do conflito na Ucrânia, destaca-se um hack do Anonymous em redes de TV russas.

O ataque foi capturado em um pequeno videoclipe que mostra a programação normal interrompida com imagens de bombas explodindo na Ucrânia e soldados falando sobre os horrores do conflito. Os hackers justificaram suas ações dizendo que ucranianos inocentes estavam sendo massacrados. “Vamos intensificar os ataques ao Kremlin, se nada for feito para restaurar a paz na Ucrânia”, acrescentaram.

Até agora, os ataques causaram perturbações e constrangimentos, mas os especialistas cibernéticos estão cada vez mais preocupados com a explosão do hacktivismo desde a invasão.

Eles estão preocupados que um hacker possa acidentalmente derrubar a rede de computadores de um hospital ou interromper links de comunicação críticos.