Grupo Anonymous ataca agência russa de censura Roskomnadzor

O Anonymous alega ter invadido o Roskomnadzor, também conhecido como Serviço Federal de Supervisão de Comunicações e Mídia de Massa, uma importante agência federal russa.

O grupo também afirma ter roubado mais de 360.000 arquivos. O tamanho total do banco de dados vazado é de cerca de 820 GB, e a maioria dos arquivos no banco de dados pertence aos dados do Roskomnadzor sobre a República do Bashkortostan, uma das maiores províncias da Rússia.

Todo o conjunto de dados já está disponível no site oficial da Distributed Denial of Secrets (também conhecida como DDoSecrets ), uma organização de denúncias sem fins lucrativos. No entanto, vale a pena notar que originalmente uma afiliada do Anonymous compartilhou os dados do Roskomnadzor com a DDoSecrets e a própria organização não está por trás do ataque.

O Anonymous está publicamente do lado da Ucrânia no conflito em curso com a Rússia. O governo russo bloqueou todas as principais fontes de informação, principalmente notícias e meios de comunicação, e Roskomnadzor foi encarregado de bloquear o Facebook, Twitter e outras plataformas online.

O grupo bloqueou anteriormente o site do Ministério da Defesa da Rússia e publicou os dados de seus funcionários online. O Anonymous também atacou e invadiu bancos de dados em nuvem mal configurados/expostos de organizações russas.

O aspecto chocante do ataque foi o fato de que o Anonymous e seus hackers afiliados invadiram 90% dos bancos de dados russos da nuvem e deixaram mensagens anti-guerra e pró-ucranianas.