Em um tweet compartilhado, os hackers alegaram que invadiram os serviços de streaming russos Wink e Ivi, juntamente com os canais de TV ao vivo Russia 24, Channel One e Moscow 24 para mostrar como é a vida 12 dias após a invasão na Ucrânia.
Compartilhando imagens de vídeo de um suposto canal de notícias interrompido, o Anonymous incluiu no final que pede que todos os russos se oponham ao ataque à Ucrânia, acrescentando: “Russos comuns são contra a guerra”.
As mídias sociais foram restritas para impedir que cidadãos russos vejam o sofrimento na Ucrânia, enquanto os principais meios de comunicação estrangeiros, incluindo a BBC, foram bloqueados.
O TikTok e a Netflix também suspenderam suas operações na Rússia seguindo as novas leis de “notícias falsas” do Kremlin – isso significa que qualquer pessoa que não seguir a linha do partido ao relatar a invasão russa pode enfrentar até 15 anos de prisão ou uma multa de £ 10.700.
Activists are broadcasting troll faces on Russian military radio pic.twitter.com/lovN3WNVa2
— Anonymous (@YourAnonNews) March 6, 2022
The hacking collective #Anonymous hacked into the Russian streaming services Wink and Ivi (like Netflix) and live TV channels Russia 24, Channel One, Moscow 24 to broadcast war footage from Ukraine [today] pic.twitter.com/hzqcXT1xRU
— Anonymous (@YourAnonNews) March 6, 2022