Google resolve processo de Privacidade com acordo Milionário

A Google concordou em pagar $93 milhões para resolver um processo movido pelo estado norte-americano da Califórnia, alegando que as práticas de privacidade de localização da empresa enganaram os consumidores e violaram as leis de proteção ao consumidor.

“Nossa investigação revelou que a Google estava dizendo aos seus usuários uma coisa, que não rastrearia mais sua localização depois que eles optassem por não participar, mas fazia o oposto e continuava a rastrear os movimentos de seus usuários para seu próprio ganho comercial”, disse o Procurador-Geral da Califórnia, Rob Bonta.

O processo é uma resposta às divulgações de que a empresa continuou a rastrear a localização dos usuários, apesar de afirmar que tal informação não seria armazenada se a configuração “Histórico de Localização” estivesse desativada.

A queixa apresentada pela Califórnia alegou que a Google coletou dados de localização por meio de outras fontes e enganou os usuários sobre sua capacidade de optar por não receber anúncios personalizados direcionados à sua localização.

Com a Google gerando mais de $220 bilhões em receita em 2022 apenas com publicidade, este é o mais recente de uma série de acordos financeiros feitos pela empresa de Mountain View para resolver vários processos movidos por diferentes estados nos EUA.

Leia mais na mesma categoria:

Notícias