Na última segunda-feira, o Google revelou que, ao longo de 2023, quase 200.000 submissões de aplicativos para sua Play Store para Android foram rejeitadas ou remediadas devido a problemas relacionados ao acesso a dados sensíveis, como localização ou mensagens SMS.
A gigante da tecnologia também bloqueou 333.000 contas mal-intencionadas na loja de aplicativos em 2023 por tentativas de distribuir malware ou por violações repetidas de políticas.
“Em 2023, impedimos que 2,28 milhões de aplicativos que violavam nossas políticas fossem publicados no Google Play, em parte graças ao nosso investimento em novos e aprimorados recursos de segurança, atualizações de políticas e processos avançados de aprendizado de máquina e revisão de aplicativos”, disseram Steve Kafka, Khawaja Shams e Mohet Saxena do Google.
Esses desenvolvimentos ocorrem enquanto o Google toma uma série de medidas para proteger o ecossistema Android. Em novembro último, ele moveu a App Defense Alliance (ADA), lançada em novembro de 2019, para o guarda-chuva da Linux Foundation, com Meta e Microsoft juntando-se como membros fundadores do conselho diretivo.