Uma nova onda de e-mails fraudulentos está circulando, oferecendo aos consumidores uma falsa “Coffee Lovers Box” gratuita da Starbucks. Segundo dados levantados, mais de 900 denúncias foram feitas nas últimas duas semanas sobre o golpe, que promete brindes da marca para enganar as vítimas. Os e-mails maliciosos contêm links projetados para roubar informações pessoais e financeiras ou instalar malware nos dispositivos dos usuários. Especialistas indicam que o objetivo dos criminosos é alcançar o maior número possível de pessoas para aumentar as chances de cliques e, consequentemente, de sucesso no golpe.
O custo de execução de golpes de phishing como esse é muito baixo. Os fraudadores apenas precisam criar e-mails que se pareçam com comunicações legítimas da Starbucks e uma página falsa de login para roubar credenciais. Com essas informações, eles podem acessar contas da marca e até outras contas que utilizem as mesmas credenciais. Os golpistas costumam imitar marcas conhecidas porque isso gera confiança nos destinatários.
Empresas como a Starbucks raramente solicitam informações sensíveis por e-mail, e especialistas recomendam que os usuários fiquem atentos a ofertas que parecem boas demais para ser verdade. Para garantir que as vítimas cliquem e forneçam suas informações, os criminosos enviam os e-mails em momentos estratégicos, como pela manhã, quando as pessoas estão mais propensas a querer café e podem estar menos atentas.