FTC Multa Avast em $16,5 Milhões por Venda de Dados de Navegação

A Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) impôs uma multa de 16,5 milhões de dólares à Avast, por acusações de que a empresa vendeu dados de navegação dos usuários para anunciantes após afirmar que seus produtos bloqueariam o rastreamento online.

Além disso, a empresa foi proibida de vender ou licenciar qualquer dado de navegação na web para fins publicitários. Também terá que notificar os usuários cujos dados de navegação foram vendidos a terceiros sem o seu consentimento. A FTC, em sua queixa, afirmou que a Avast “coletou de forma injusta informações de navegação dos consumidores por meio das extensões de navegador da empresa e do software antivírus, armazenou-as indefinidamente e as vendeu sem aviso adequado e sem o consentimento do consumidor”.

A empresa com sede no Reino Unido também foi acusada de enganar os usuários ao afirmar que o software bloquearia o rastreamento de terceiros e protegeria a privacidade dos usuários, mas falhou em informá-los de que venderia seus “dados de navegação detalhados e reidentificáveis” para mais de 100 terceiros por meio de sua subsidiária Jumpshot. Além disso, os compradores dos dados poderiam associar informações não pessoalmente identificáveis com as informações de navegação dos usuários da Avast, permitindo que outras empresas rastreassem e associassem usuários e seus históricos de navegação com outras informações que já possuíam.