Nos últimos anos, os dispositivos móveis Android chineses ganharam uma péssima reputação em relação à privacidade do usuário. Além disso, um estudo recente revelou a existência de malware pré-instalado em dispositivos móveis Android topo de linha vendidos na China.
Os smartphones Android de três dos fornecedores mais populares da China – OnePlus, Oppo Realme e Xiaomi foram analisados pelos especialistas. Eles revelaram que vários aplicativos de sistema, aplicativos dos próprios fornecedores e aplicativos de terceiros tinham privilégios não autorizados e desnecessários que poderiam afetar a privacidade do proprietário do telefone.
Os aplicativos eram capazes de extrair furtivamente tipos específicos de dados confidenciais de dispositivos, incluindo informações do sistema, números de telefone, uso de aplicativos, coordenadas de GPS, identificadores relacionados à rede, relações sociais e histórico de chamadas, tudo sem o consentimento do usuário.
Os pesquisadores, em seu experimento, usaram técnicas de análise de código estático e dinâmico para estudar o tráfego de rede e os dados transmitidos pelos aplicativos de sistema pré-instalados.