A Cellebrite é uma empresa com sede em Israel que anteriormente ganhou as manchetes por desbloquear dispositivos iPhone para agências de segurança e policiais nos Estados Unidos.
Uma fonte anônima vazou cerca de 4 TB de dados proprietários pertencentes à empresa israelense de inteligência digital. Os produtos afetados são o principal produto da empresa, Cellebrite Mobilogy, e o servidor Cellebrite Team Foundation.
Vale a pena notar que, a partir de agora, os dados vazados só estão disponíveis para pesquisadores e jornalistas, solicitando Distributed Denial of Secrets ( DDoSecrets ), uma organização de denúncias sem fins lucrativos.
A Cellebrite fornece serviços de coleta, análise e gerenciamento de dados digitais. Seus serviços são bastante semelhantes aos do infame NSO Group por trás do spyware Pegasus. As ferramentas da Cellebrite são usadas por empresas, empresas e autoridades policiais federais/estaduais/locais.
A fonte por trás desse vazamento de dados ainda não foi identificada. E nenhum grupo de cibercriminosos ou hackers reivindicou sua responsabilidade. A técnica de hacking também não foi divulgada ainda.