Ferrari diz que ataque de ransomware expôs dados de clientes

A fabricante italiana de carros esportivos Ferrari disse na segunda-feira (20), que um agente de ameaça exigiu um resgate relacionado a informações de clientes que podem ter sido expostas em um ataque de ransomware.

“Após o recebimento do pedido de resgate, imediatamente iniciamos uma investigação em colaboração com uma empresa líder global de segurança cibernética terceirizada”, disse a montadora. “ Além disso, informamos as autoridades relevantes e estamos confiantes de que investigarão em toda a extensão da lei”.

A empresa não disse quando o incidente ocorreu, mas pode estar relacionado a relatos de um ataque de ransomware em outubro de 2022, quando o grupo “RansomEXX” alegou ter roubado e vazado 7 GB de dados da Ferrari, que foi negado pela montadora na época.

Em notificações enviadas por e-mail aos clientes, a Ferrari disse que as informações expostas incluem nome, endereço, endereço de e-mail e número de telefone.

A empresa não encontrou nenhuma evidência de que informações financeiras e detalhes sobre carros próprios ou encomendados tenham sido comprometidos.

Com a Ferrari tendo uma das linhas de carros mais caras do mundo, uma lista de contatos de clientes ricos é muito atraente para os cibercriminosos e pode dar a eles a oportunidade de personalizar e-mails maliciosos e direcionados.

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