Ex-Funcionário da NSA é preso por tentar vender segredos para a Rússia

Um ex-funcionário da NSA, Jareh Sebastian Dalke, de 31 anos, se declarou culpado de tentar transmitir informações de defesa classificadas para a Rússia.

Dalke trabalhou como Designer de Segurança de Sistemas de Informação para a NSA de 6 de junho a 1 de julho de 2022. Dalke foi preso mais de um ano após sua prisão inicial. Ele admitiu que, entre agosto e setembro de 2022, usou um e-mail criptografado para transmitir trechos de três documentos classificados para um indivíduo que acreditava ser um agente russo.

Na realidade, o suposto agente era um funcionário secreto online trabalhando para o FBI dos EUA. Dalke também é acusado de ter solicitado $85.000 em troca das informações que possuía, alegando que seriam valiosas para a Rússia. A transmissão dos documentos ocorreu na Union Station, no centro de Denver, Colorado, através de um laptop. Quatro dos cinco arquivos transmitidos continham Informações de Defesa Nacional de Nível Top Secret.

Alguns dos trechos oferecidos estão relacionados aos planos da NSA para atualizar um programa criptográfico não especificado, bem como avaliações de ameaças relacionadas às capacidades de defesa sensíveis dos EUA e às capacidades ofensivas da Rússia.

Tendo se declarado culpado, Dalke aguarda sua sentença em 26 de abril de 2024 e pode enfrentar uma pena máxima de prisão perpétua. O Departamento de Justiça dos EUA confirmou essas informações em um comunicado à imprensa.

Leia mais na mesma categoria:

NotíciasVazamentos