O Departamento do Tesouro dos EUA e o Ministério das Finanças de Israel finalizaram os termos de seu novo acordo bilateral que visa fortalecer a resiliência cibernética nas redes de ambos os países e estende ainda mais um acordo bilateral centrado em tecnologia existente.
“Estamos satisfeitos por ter o governo de Israel como parceiro em nosso esforço global para impedir os ataques de ransomware”, disse o vice-secretário do Tesouro, Wally Adeyemo.
“Esta parceria já resultou no compartilhamento de dados de ameaças cibernéticas em tempo real para evitar que a disseminação de ransomware e outros ataques cibernéticos afetem o setor financeiro dos EUA. Estamos ansiosos para expandir essa parceria.”
No novo memorando de entendimento, as duas nações trabalharão juntas para proteger suas infraestruturas críticas, um dos principais alvos de grupos de ransomware.
Grande parte do MoU enfatiza um maior compartilhamento e comunicação de informações sobre vulnerabilidades e ameaças digitais, bem como iniciativas de treinamento para funcionários relevantes.
O Tesouro e o Ministério das Finanças de Israel mantêm uma parceria em questões de segurança cibernética desde 2021, quando Adeyemo anunciou uma força-tarefa bilateral para ajudar a cultivar uma melhor política governamental para apoiar produtos de software e hardware de segurança cibernética que ajudam a combater ameaças de ransomware no setor financeiro.