A cibersegurança se tornou a principal preocupação das empresas nos últimos meses. Isso se dá pela crescente onda de ciberataques envolvendo especialmente o uso de ransonwares, que apenas em 2021 causaram um prejuízo de mais de $25bilhões, e a estimativa é que 2022 termine com um crescimento de 50% nesses ataques. A média de prejuízo causado por um ciberataque é de aproximadamente 1 milhão de reais.
Esses prejuízos vão muito além da indisponibilidade de informações ou de operações por alguns dias. Empresas brasileiras já experimentaram prejuízos bilionários causados por ciberataques, com perdas superiores a 4.5 bilhões de reais em valor de mercado.
Também há a perda de clientes envolvendo os riscos cibernéticos, uma vez que pesquisas já comprovaram que 75% dos consumidores deixariam de adquirir produtos ou serviços de uma empresa se soubessem que ela sofreu um ciberataque.
O Brasil lidera o ranking global de países com o maior número de ciberataques especialmente os que utilizam os ransomwares, e é o maior em déficit de profissionais de cibersegurança do mundo, com mais de 440 mil vagas de trabalho que necessitam de pessoal qualificado.
Para se proteger, uma das formas mais baratas para se antecipar e mitigar as ações de cibercriminosos é conhecendo os riscos aos quais a companhia está exposta. Isso se dá através de um processo serviço como Pentest.
“A cibersegurança foi por muito tempo tratada como um gasto qualquer. Hoje a empresa que não trata esse assunto como estratégico para o negócio, está condenada ao fracasso. Os cibercriminosos estão cada vez mais sofisticados e as consequências das suas ações são milionárias, por isso é importante estar preparado, seja contratando um Pentest ou especializando sua equipe de cibersegurança”. Comenta Andrew Martinez, CEO da empresa de cibersegurança HackerSec.
Os prejuízos por trás de um ataque desse tipo são até sete vezes maior que o valor que poderia ser investido para os meios de prevenção. Logo nunca foi tão importante o investimento e a procura por cibersegurança pelo mundo.