A ameaça de ataques de ransomware continua sendo uma preocupação significativa para os Estados Unidos, com 2023 a caminho de se tornar o segundo ano mais lucrativo para os atacantes, conforme relatado pelo Departamento de Segurança Interna (DHS) em seu relatório anual.
O relatório divulgado na semana passada, abordou uma variedade de questões, incluindo terrorismo, drogas ilegais, desinformação e atividades dos governos da Rússia, China e Irã. Uma seção inteira foi dedicada a ameaças cibernéticas e ransomware.
Durante o primeiro semestre de 2023, os atacantes de ransomware extorquiram pelo menos $449,1 milhões globalmente.
O relatório também destacou que o número de ataques de ransomware conhecidos nos EUA aumentou 47% de janeiro de 2020 a dezembro de 2022. Os atacantes adotaram novas táticas, como “criptografia intermitente”, que permite uma criptografia mais rápida dos sistemas.
O DHS observou que, em média, uma empresa precisa de pelo menos 22 dias para se recuperar de um ataque de ransomware, e a recuperação frequentemente custa 50 vezes mais do que a demanda de resgate.
O DHS também alertou sobre a crescente ameaça de malware desenvolvido por IA e desenvolvimento de software assistido por IA, que pode permitir ataques cibernéticos em maior escala e mais evasivos contra infraestrutura crítica dos EUA.