O Departamento de Justiça dos EUA (DoJ) no início desta semana nomeou Eun Young Choi para atuar como o primeiro diretor da Equipe Nacional de Aplicação em Criptomoedas (NCET). O NCET foi criado para combater o uso indevido criminoso de criptomoedas e ativos digitais, com foco em atividades ilegais em trocas de moedas virtuais, serviços de mixagem e lavagem de dinheiro para alimentar ataques cibernéticos e esquemas de ransomware e extorsão.
O Departamento de Justiça também está estabelecendo uma nova Iniciativa Internacional de Moeda Virtual para permitir que as operações internacionais de aplicação da lei rastreiem os rastros de movimentação no blockchain, bem como desenvolver regulamentos e legislação antilavagem de dinheiro para erradicar o abuso de criptomoedas.
Os cibercriminosos lavaram US$ 8,6 bilhões em criptomoedas em 2021, um aumento de 30% em relação a 2020, de acordo com a empresa de análise de blockchain Chainalysis.
As moedas ilícitas são responsáveis por crimes nativos de criptografia, como vendas na deep web ou ataques de ransomware nos quais os lucros são em moedas digitais em vez de fiduciárias.