O Departamento de Educação Superior do Colorado (CDHE) divulga uma violação massiva de dados que afeta alunos, ex-alunos e professores após sofrer um ataque de ransomware.
Em um ‘Aviso de Incidente de Dados’ publicado no site do CDHE, o Departamento diz que sofreu um ataque de ransomware em 19 de junho de 2023. “Em 19 de junho de 2023, a CDHE tomou conhecimento de que foi vítima de um incidente de ransomware de segurança cibernética que afetou seus sistemas de rede”, explica a notificação de violação de dados.
“A CDHE tomou medidas para proteger a rede e tem trabalhado com especialistas terceirizados para conduzir uma investigação completa sobre este incidente.
O CDHE também trabalhou para restaurar os sistemas e voltar às operações normais.” Os dados roubados são usados em ataques de dupla extorsão, onde ameaçam vazar dados publicamente, a menos que um resgate seja pago.
De acordo com o CDHE, essa tática foi usada em sua rede, com a investigação revelando que os agentes da ameaça tiveram acesso a seus sistemas entre 11 e 19 de junho.
Durante esse tempo, os agentes da ameaça roubaram dados dos sistemas do Departamento que se estenderam por 13 anos, entre 2004 e 2020.