As autoridades de segurança cibernética, publicaram um alerta em conjunto sobre um aumento de ataques de ransomware sofisticados e de alto impacto direcionados a organizações de infraestrutura crítica em todo o mundo.
Os incidentes destacaram uma ampla gama de setores, incluindo defesa, serviços de emergência, agricultura, instalações governamentais, TI, saúde, serviços financeiros, educação, energia, instituições de caridade, instituições jurídicas e serviços públicos.
As táticas e técnicas de ransomware continuam evoluindo, o que demonstra a crescente sofisticação tecnológica dos agentes de ameaças de ransomware e um aumento de ataques às organizações em todo o mundo.
A atividade criminosa é motivada pelo ganho financeiro, portanto, pagar um resgate pode encorajar os cibercriminosos a atacar organizações adicionais ou se envolverem com a distribuição de ransomware.
Pagar o resgate também não garante que os arquivos da vítima serão recuperados. Além disso, reduzir o ganho financeiro dos agentes de ameaças de ransomware pode ajudar a interromper o modelo de negócios “ransomware”.