A gangue de ransomware BlackCat, assumiu a responsabilidade por um ataque cibernético contra a Creos Luxembourg SA na semana passada, uma operadora de gasoduto e rede de eletricidade da Europa central.
O proprietário da Creos, Encevo, que atua como fornecedor de energia em cinco países da UE, anunciou em 25 de julho que havia sofrido um ataque cibernético no fim de semana anterior, entre 22 e 23 de julho.
Em 28 de julho, a empresa publicou uma atualização sobre o ataque cibernético, com os resultados iniciais de sua investigação indicando que os invasores de rede haviam exfiltrado “uma certa quantidade de dados” dos sistemas acessados.
Naquela época, a Encevo não estava em condições de estimar o alcance do impacto e gentilmente pediu aos clientes que fossem pacientes até que as investigações fossem concluídas, quando todos receberiam um aviso personalizado.
Como não foram publicadas mais atualizações no portal de mídia do Encevo, esse procedimento provavelmente ainda está em andamento. Encevo diz que quando mais informações estiverem disponíveis, elas serão postadas em uma página dedicada ao ciberataque.