Um estudo, conduzido pela Mozilla Foundation como parte de sua iniciativa Privacy Not Included, comparou as políticas de privacidade e os rótulos dos 20 aplicativos pagos mais populares e dos 20 aplicativos gratuitos mais populares no mercado de aplicativos.
Segundo a pesquisa, aproximadamente 80% dos aplicativos analisados, os rótulos eram falsos ou enganosos com base em discrepâncias entre as políticas de privacidade dos aplicativos e as informações que os aplicativos relataram no formulário de segurança de dados do Google.
“Os aplicativos não são auto relatados com precisão suficiente para dar ao público qualquer garantia significativa sobre a segurança e a privacidade de seus dados”, disse a Mozilla, acrescentando que os consumidores estão sendo levados a acreditar que esses aplicativos estão fazendo um trabalho melhor protegendo sua privacidade.
Vale ressaltar aqui que os aplicativos podem ser isentos de divulgar o compartilhamento de dados, desde que tenham obtido o consentimento dos usuários, se os dados estiverem sendo compartilhados com o provedor de serviços de um desenvolvedor ou se os dados forem totalmente anônimos.