As autoridades russas anunciaram esta semana o encerramento da Ferum Shop, Sky-Fraud e a Trump’s Dumps, três lojas online conhecidas por dados de cartões de pagamento roubados.
Em 7 de fevereiro, os domínios foram apreendidos pelo Ministério de Assuntos Internos da divisão “K” do Departamento da Federação Russa, que deixou uma mensagem nas páginas iniciais dos sites alertando sobre a ilegalidade do roubo de fundos de cartões bancários.
A lei russa proíbe a produção, compra, venda ou uso de cartões e softwares de pagamento falsificados, dispositivos ou outros meios de transferência ilegal de fundos. No entanto, ainda não está claro se os domínios apreendidos tinham como alvo bancos russos.
Além das três lojas de cartões, a polícia russa apreendeu o UAS (Ultimate Anonymity Services), um portal usado para vender acessos de Remote Desktop Protocol (RDP) a ambientes de negócios comprometidos.
A remoção recém-anunciada é a terceira grande operação policial russa contra cibercriminosos, após as prisões de operadores do REvil e membros da Infraud Organization em janeiro.