Os grupos de ransomware podem estar se preparando para atacar cooperativas agrícolas durante épocas críticas de plantio e colheita. Isso pode levar a operações interrompidas, perdas financeiras e um impacto negativo na cadeia de suprimentos de alimentos.
A Notificação do FBI afirma que, desde 2021, as variantes de ransomware impactaram várias cooperativas agrícolas. Os vetores de intrusão iniciais incluíam vulnerabilidades e explorações comuns conhecidas, mas não corrigidas.
A partir daí, infecções secundárias exploraram recursos de rede compartilhados ou levaram a serviços gerenciados comprometidos. De acordo com o FBI, no outono de 2021, seis cooperativas de grãos enfrentaram ataques de ransomware.
Em fevereiro de 2022, uma empresa de moagem de ração relatou dois incidentes nos quais um agente malicioso obteve acesso aos sistemas da empresa e pode ter tentado lançar um ataque de ransomware.
As tentativas foram detectadas e interrompidas antes que a criptografia ocorresse. De acordo com a notificação, os agentes de ameaças podem considerar os alvos agrícolas mais dispostos a pagar um resgate devido a problemas de produção sensíveis ao tempo.
Ataques de ransomware ocorrem regularmente contra todo o setor de Alimentos e Agricultura.
Por isso é de grande importância a prevenção com a cibersegurança, realizando testes para assegurar os ambientes da empresa contra ataques de cibercriminosos. E uma empresa referência em cibersegurança no Brasil, como a HackerSec, pode ajudar médias e grandes empresas a se protegerem nesse mundo cibernético.