Ataques de negação de serviço cresceram 85% em 2023

A empresa de segurança cibernética Cloudflare anunciou que mitigou mais de 14 milhões de ataques DDoS em 2023, um aumento de 25% em relação ao ano anterior.

Os ataques DDoS, que sobrecarregam um sistema com tráfego excessivo, são uma das ameaças cibernéticas mais comuns. Eles podem ser usados para interromper o funcionamento de sites, serviços online e até mesmo redes inteiras.

Em 2023, a Cloudflare registrou um aumento de 85% nos ataques DDoS de rede, que são os mais difíceis de mitigar. Esses ataques são lançados a partir de uma rede de computadores infectados, que são chamados de botnets. O aumento dos ataques DDoS de rede coincidiu com a exploração em massa de uma vulnerabilidade zero-day no protocolo HTTP/2 Rapid Reset.

Essa vulnerabilidade foi descoberta pela Cloudflare em agosto de 2023 e foi usada por criminosos cibernéticos para lançar ataques DDoS recordes no terceiro trimestre do ano. Os ataques DDoS HTTP, que são lançados a partir de navegadores da web, caíram 20% em 2023. No entanto, eles ainda representam a maior parte dos ataques DDoS mitigados pela Cloudflare.

Leia mais na mesma categoria:

Guerra CibernéticaNotíciasVulnerabilidades