Ataque de ransomware paralisa justiça do Kansas e rouba dados sensíveis

Os Tribunais do Kansas confirmaram que os cibercriminosos roubaram arquivos sensíveis contendo informações confidenciais de seus sistemas, em um incidente de cibersegurança ocorrido no mês passado.

Em meados de outubro de 2023, a autoridade dos tribunais do Kansas divulgou um “incidente de segurança” que afetou a disponibilidade de vários sistemas, incluindo o sistema de eFiling usado por advogados para submissão de documentos, sistemas de pagamento eletrônico e os sistemas de gestão de casos usados pelos tribunais distritais e de apelação.

Mais de um mês após o incidente, o status do sistema permanece inalterado, com vários serviços ainda offline, incluindo o Kansas Courts eFiling, o Portal de Ordem de Proteção do Kansas, o Acesso Público do Tribunal Distrital do Kansas, o Sistema de Consulta de Casos de Apelação, o Gerenciamento de Casos do Kansas eCourt, o Registro de Advogados do Kansas, o aplicativo de licença de casamento online do Kansas e o Central Payment Center.

Uma atualização postada na sala de imprensa do Poder Judiciário do Kansas chamou a atenção para o aspecto mais grave do ciberataque, confirmando uma violação de dados.

“Embora o impacto em nossos sistemas de informação seja temporário, os criminosos cibernéticos também roubaram dados e ameaçaram postá-los em um site da deep web se suas demandas não fossem atendidas”, diz o comunicado.

A autoridade do Kansas estima que precisará de várias semanas até que todos os sistemas voltem ao status normal. Promete notificar os indivíduos impactados assim que a revisão dos dados roubados for concluída.

Leia mais na mesma categoria:

CibercriminososNotícias