Um ataque cibernético de ransomware teve como alvo um dos principais hospitais de Barcelona, desligando seu sistema de computador e forçando o cancelamento de 150 operações não urgentes e até 3.000 exames de pacientes.
Noticiado segunda-feira no Twitter, o ataque contra o Hospital Clinic de Barcelona ocorreu no domingo. Na época, a instituição disse estar trabalhando para apurar o alcance do vazamento e restaurar os sistemas.
Poucas horas depois de relatar o incidente pela primeira vez, o Hospital Clinic publicou um novo post, dizendo que 10% das visitas para consultas externas seriam restauradas até ontem dia 07, juntamente com algumas operações não urgentes.
Uma declaração do governo da Catalunha (em catalão) explicou que a agência de segurança cibernética da região estava trabalhando para restaurar os sistemas do hospital.
O ataque foi atribuído aos agentes de ameaças conhecidos como RansomHouse. Este foi um ataque de acesso remoto segundo declaração do porta-voz do hospital, o ataque se originou fora da Espanha. Isso significa que os agentes mal-intencionados podem invadir a rede do hospital remotamente.
O ataque contra o Hospital Clinic ocorre meses depois que o ator da ameaça RansomHouse reivindicou um ataque separado contra o provedor de saúde colombiano Keralty.