Um novo conjunto de aplicativos de malware, phishing e adware para Android se infiltrou na Google Play Store, induzindo mais de dois milhões de pessoas a instalá-los.
Os aplicativos foram descobertos pelo antivírus Dr. Web e fingem ser utilitários úteis e otimizadores de sistema, mas, na realidade, são as fontes de falta de desempenho, anúncios e degradação da experiência do usuário. Esses aplicativos foram promovidos por malvertising por meio de outros aplicativos, prometendo lucros de investimento garantidos.
Na realidade, os aplicativos levam os usuários a sites de phishing onde suas informações pessoais são coletadas. Para se proteger de aplicativos fraudulentos no Google Play, verifique sempre se há avaliações negativas, examine a política de privacidade e visite o site do desenvolvedor para avaliar sua autenticidade.
Em geral, tente manter o número mínimo de aplicativos instalados em seu dispositivo e verifique periodicamente e certifique-se de que o recurso Play Protect do Google esteja ativo.