O coletivo Spid3r, afiliado ao Grupo Anonymous, afirma ter atacado os sites do governo da Bielorrússia em retaliação ao suposto apoio do país à invasão da Ucrânia.
O grupo fez o anúncio no Twitter, publicando capturas de tela de vários sites conectados ao estado da Bielorrússia, incluindo o Ministério das Comunicações, o Ministério da Justiça e o Ministério da Economia.
Além disso, os sites do Ministério da Educação, do Centro Nacional de Informações Jurídicas, do Ministério da Administração Interna, do Comitê Estadual de Alfândegas e dos sites do Comitê Estadual também foram desativados.
O tweet diz: “Ataque maciço realizado pelo Anonymous contra o governo bielorrusso por sua cumplicidade na invasão da Ucrânia. Todos os seus maiores sites governamentais estão offline.”
O grupo de hackers, que tem falado muito sobre declarar “guerra cibernética” contra a Rússia, teria hackeado canais de TV estatais russos para transmitir transmissões ao vivo das linhas de frente ucranianas em fevereiro passado.
Volozhinsky District Executive Committee
Goverment of Belarus has been hacked by meLink : https://t.co/YKwTI97lZQ
Archive : https://t.co/Hp2LsG10SOWe are #Anonymous
We are legion
We do not forgive
We do not forget
Expect us @LorianSynaro 😉#OpRussia #OpBelarus pic.twitter.com/FoWFb00F72— Spid3r 🕷️ 🏴☠️ (@YourAnonSpider) May 30, 2022