Anonymous declara guerra cibernética contra grupo de hackers Killnet

O grupo hacktivista Anonymous anunciou nas redes sociais que está lançando uma guerra cibernética contra o grupo pró-russia Killnet, que recentemente atacou instituições europeias.

A notícia vem depois que os hackers declararam recentemente “guerra cibernética” contra o governo de Vladimir Putin após a invasão russa da Ucrânia, incluindo o vazamento de mais de 360.000 arquivos de agências federais russas no processo.

Na semana passada, o Killnet atacou os sites de várias instituições italianas e ministérios do governo, incluindo o conselho superior do judiciário, sua agência alfandegária e seus ministérios de relações exteriores, educação e patrimônio cultural.

Em 16 de maio, foi relatado que o Killnet também lançou ataques no início de maio contra a câmara alta do parlamento da Itália, o Instituto Nacional de Saúde (ISS) e o Automobile Club d’Italia.

Pouco depois de entrar no Twitter e declarar guerra cibernética, o Anonymous publicou uma nova mensagem anunciando que o site oficial do Killnet foi retirado do ar.

A notícia chega alguns dias depois que agências de segurança cibernética nos EUA, Reino Unido, Austrália, Canadá e Nova Zelândia emitiram um aviso para organizações além das fronteiras da Ucrânia de que em breve podem ser alvo de hackers pró-Rússia.