Ameaça cibernética explora infraestrutura italiana com táticas inovadoras

Empresas italianas estão sendo alvo de ataques cibernéticos por um ator de ameaças financeiramente motivado conhecido como UNC4990, que utiliza dispositivos USB armados como vetor de infecção inicial.

A Mandiant, empresa do Google, relatou que os ataques visam diversas indústrias, incluindo saúde, transporte, construção e logística. As operações do UNC4990 geralmente envolvem a infecção generalizada por USB seguida pelo deployment do downloader EMPTYSPACE.

Durante essas operações, o grupo depende de sites de terceiros como GitHub, Vimeo e Ars Technica para hospedar estágios adicionais codificados, que são baixados e decodificados via PowerShell no início da cadeia de execução.

Ativo desde o final de 2020, o UNC4990 é avaliado como operando a partir da Itália, com base no uso extensivo de infraestrutura italiana para fins de comando e controle (C2). Atualmente, não se sabe se o UNC4990 funciona apenas como um facilitador de acesso inicial para outros atores. O objetivo final do ator de ameaças também não está claro, embora em um caso tenha sido relatado o deployment de um minerador de criptomoedas de código aberto após meses de atividade de beaconing.

Leia mais na mesma categoria:

CibercriminososNotícias