A nova administração de Donald Trump anunciou a rescisão de todos os mandatos dos membros dos comitês consultivos que reportam ao Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS). A decisão foi divulgada por meio de um memorando emitido em 20 de janeiro de 2025 pelo secretário interino Benjamine C. Huffman. “Em alinhamento com o compromisso do Departamento de Segurança Interna de eliminar o mau uso de recursos e garantir que as atividades do DHS priorizem nossa segurança nacional, estou ordenando a rescisão de todos os mandatos dos membros dos comitês consultivos dentro do DHS, com efeito imediato”, afirmou Huffman no comunicado.
Ele acrescentou que as futuras atividades dos comitês serão focadas exclusivamente na missão crítica de proteger o território nacional e apoiar as prioridades estratégicas do departamento. A decisão afeta, entre outros, os membros do Conselho de Revisão de Segurança Cibernética (CSRB) da Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura (CISA). Esse conselho desempenhou um papel importante nos últimos anos ao investigar grandes incidentes de segurança cibernética.
Em 2024, o CSRB publicou um relatório contundente criticando a Microsoft por uma série de erros evitáveis que permitiram que o grupo chinês Storm-0558 explorasse sua infraestrutura e violasse dezenas de organizações em julho de 2023. No momento, não está claro como o CSRB será reestruturado após a rescisão de seus membros. A decisão de encerrar os mandatos do CSRB pode ter implicações significativas para os esforços de segurança cibernética dos EUA, enfraquecendo a cooperação público-privada e interrompendo investigações críticas em andamento.