O FBI alertou nesta semana para órgãos governamentais locais sobre ataques de ransomware que interrompem os serviços operacionais, causando riscos à segurança pública e causando perdas financeiras.
Em uma Notificação da Indústria Privada (PIN) , o FBI sublinhou a importância de tais ataques, devido à dependência do público em serviços supervisionados por governos locais, incluindo serviços públicos críticos, educação e serviços de emergência. De acordo com o FBI, as entidades governamentais locais do setor de instalações governamentais (GFS) representaram o segundo grupo mais visado após a academia, com base nos relatórios de incidentes de vítimas ao longo de 2021.
Com base em uma pesquisa conduzida de forma independente, os governos locais são os menos capazes de impedir ataques de ransomware e recuperar backups, e muitas vezes pagam o resgate para recuperar os dados.
Os ataques de ransomware a governos locais podem resultar não apenas na interrupção dos serviços, mas também no comprometimento de dados e podem ter um impacto significativo nas comunidades locais.
Em janeiro de 2022, o condado de Bernalillo teve que desligar seus sistemas de computador e escritórios públicos após um incidente de ransomware.